Favoritos

Magnesita

Sustentabilidade

Compartilhar Download E-mail Imprimir PDF Voltar Aumentar Fonte Diminuir Fonte

Há mais de 70 anos a Magnesita mantém, além de suas operações em unidades industriais e de mineração, uma relação sustentável com o meio ambiente e com as comunidades em que atua. A Companhia entende que a sustentabilidade é mais do que realizar ações pontuais para preservação do meio ambiente ou atividades esporádicas com a comunidade. Por isso a Magnesita tem o Respeito por Segurança, Meio Ambiente e Comunidades como um valor pautando todas as nossas atividades, construindo uma relação de longo prazo com as comunidades em que atua e procurando impulsionar e crescer juntamente a elas.

Meio Ambiente

A Magnesita é pioneira em logística reversa de resíduos refratários. Há cerca de dez anos, antes da lei que obriga a adoção de tal processo ser aprovada no Brasil, a área de pesquisa e desenvolvimento da Companhia vem aprimorando seus métodos para reaproveitamento quase integral dos refratários inutilizados. Para isso, foram criadas duas plantas específicas, a Magnesita Ecobusiness em Contagem - MG e outra em Coronel Fabriciano - MG. Todo o processo ocorre com acompanhamento da Companhia a qual continua a ser destinatária final desses materiais após processados. Uma equipe técnica e operacional totalmente dedicada à destinação dos resíduos refratários avalia o material enviado pelo cliente antes de encaminhá-lo para as plantas de reciclagem, sendo que o processo é executado em parceria com os clientes. A reciclagem gera novos produtos (refratários de baixa solicitação) e matérias-primas para novos refratários, pavimentação e construção.

Em 2016, houveram 15.500 toneladas em aquisição de reciclado bruto, desse montante a Magnesita utilizou 12.158 toneladas em sua produção, além disso, utilizou 5.400 toneladas de resíduos em substituição ao Sínter.

No Brasil, a produção de resíduos refratários é estimada em 65,0 mil toneladas ao ano. Em 2016, a Magnesita reciclou 15,5 mil toneladas de resíduos refratários. Desde o início do projeto, foram reciclados 49 mil toneladas de resíduos refratários de MgO, o que equivale a 98 mil toneladas de minério de magnesita e 3,5 mil litros de óleo combustível. Além disso, cerca de 26 toneladas de CO² deixaram de ser emitidos na atmosfera (equivalente ao corte de 141 mil árvores).

Como líder em soluções integradas em refratários e detentora de significativas reservas minerais no Brasil, China, Estados Unidos e Bélgica, a Magnesita acredita que a preservação do meio ambiente é uma garantia da manutenção dos negócios da Companhia. Toda a matéria-prima para a produção do sínter de magnesita e de dolomita utilizados na sua produção de refratários é extraída dessas minas. A exploração é planejada com vistas a proteger todo o entorno. Em 2016, tivemos uma área revegetada de 57.000 m², com 60.000 m² previsto para o ano de 2017.

Em 2016 a Magnesita manteve todos os seus certificadas em acordo com a Norma internacional ISO 14001, já obtidos anteriormente. Além disso, a Companhia manteve todos os certificados ISO 9001 para gestão do sistema de qualidade em 11 unidades no Brasil, além das unidades da Europa, Ásia e Estados Unidos. Os certificados OHSAS 18001 para os sistemas de gestão em saúde e segurança do trabalho nas unidades da Regional Vitória e Usiminas Cubatão também foram mantidos.

Os certificados corporativos e os específicos para cada site podem ser visualizados e obtidos clicando aqui.

Social

Pensando no bem-estar da sociedade e na sustentabilidade de suas ações no planeta, a Magnesita realiza diversas ações preventivas no sentido de minimizar seus impactos ambientais. Além de utilizar filtros de alta eficiência para reduzir suas emissões, promove, sistematicamente, reflorestamento, monitoramento da qualidade da água, projetos de recirculação de água e programas de educação ambiental junto não só ao público interno, como também às comunidades vizinhas.

A empresa também possui uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada na Bahia, Brasil. Detentora de significativas reservas minerais no Brasil, China, Estados Unidos e Europa, para a Magnesita, a preservação do meio ambiente é, antes de tudo, uma garantia da manutenção dos seus negócios. A exploração é planejada com intenção de proteger todo o entorno das minas, recuperando anualmente suas áreas mineradas.

  • Premissa de recuperar 80% da área lavrada anualmente.
  • Atualmente a Magnesita produz em torno de 10.000 mudas de espécies nativas e doa 35% dessa            produção. Adotamos o Programa de Doação de Mudas que contempla a doação para funcionários e  parceiros, para comunidade por meio de Programas de Educação Ambiental, para órgãos  governamentais e associações.
  • Recirculação de aproximadamente 96% da água utilizada em seu processo de resfriamento dos fornos  calcinação e sinterização, na Unidade de Tratamento de Minério (UTM) de Brumado.
  • A Magnesita cuida da reciclagem dos refratários de forma a agregar valor ao contrato de fornecimento e à aplicação desses produtos, aumentando a sustentabilidade da cadeia produtiva. Conheça mais sobre esse processo clicando aqui.

Há mais de um século, a Magnesita mantém, além de suas operações em 27 unidades industriais e de mineração, uma relação sustentável com o meio ambiente e com as comunidades em que atua.

Entendemos que ser sustentável é mais do que realizar ações pontuais para preservação do meio ambiente ou atividades esporádicas com a comunidade. Por isso a Magnesita tem o Respeito por Segurança, Meio Ambiente e Comunidades como um Valor que pauta todas as suas atividades rotineiras.

A Magnesita acredita que ao apoiar iniciativas culturais e educativas em vários âmbitos, fazemos a diferença.

 

TOPO