Favoritos

Magnesita

Perfil Corporativo

Compartilhar Download E-mail Imprimir PDF Voltar Aumentar Fonte Diminuir Fonte

A Magnesita Refratários S.A. (MAGG3) é uma empresa de capital aberto listada no Novo Mercado da BM&FBovespa, segmento que requer os mais elevados níveis de governança corporativa. A Companhia é uma das líderes globais no mercado de soluções refratárias, serviços e minerais industriais, atuando nestes mercados há mais de 100 anos.

Com a missão de fornecer soluções integradas em serviços, refratários e minerais industriais que maximizem os resultados dos clientes, de forma a criar relações rentáveis, duradoras e replicáveis para diferentes geografias, a Magnesita Refratários está presente em todo o globo, com unidades em 4 continentes, com 27 unidades industriais e de mineração no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, França, Taiwan e China. Possui ainda diversos escritórios comerciais espalhados pelo mundo.

A Companhia se destaca no mercado mundial de soluções refratárias por ser uma empresa verticalizada, suprindo aproximadamente 80% de suas necessidades de matéria-prima com reservas minerais próprias, sendo um dos produtores com menores custos dentro da indústria de refratários. Entre estas reservas estão as maiores e melhores minas de magnesita e dolomita do mundo, minerais essenciais para a produção de refratários. Com uma capacidade instalada para produção de refratários de 1,4 milhão de toneladas por ano, a Companhia mantém um relacionamento de longo prazo com os principais produtores de aço e cimento do mundo, maiores consumidores de soluções refratárias e serviços.

Além da atividade de mineração e processamento do sínter de magnesita, matéria-prima utilizada para produção de refratários, a Magnesita também comercializa o volume excedente para terceiros. Ainda dentro do negócio de minerais industriais, processa e comercializa talco e magnésia cáustica atendendo a diversas indústrias como plásticos, fertilizantes, cosméticos, farmacêutica, automobilística, entre outras. Por deter um portfólio de direitos minerais no Brasil, a Companhia está investindo para expandir sua base de minerais, alavancando seu expertise em mineração com foco em minerais pouco explorados no Brasil.

A Magnesita possui três Centros de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD), no Brasil, nos Estados Unidos e na Alemanha, que atendem às suas demandas e de suas controladas. Seu objetivo é desenvolver tecnologia própria e capacitar a Companhia para assimilar tecnologias externas na forma de "know-how" e assistência técnica. A infra-estrutura do CPqD da Magnesita é dotada de equipamentos destinados à P&D de produtos refratários e matérias-primas. Um aspecto importante da política de pesquisa e desenvolvimento da Companhia é o continuado aprimoramento do pessoal técnico, além do intercâmbio regular com usuários dos produtos, fabricantes internacionais e universidades.

A Magnesita teve mudança de controle acionário em 2007, passando a ser controlada pela GP Investiments, e passou por uma profunda reestruturação organizacional com implantação de um modelo de gestão, fundamentado no estabelecimento de metas e no exercício da meritocracia; simplificação da estrutura organizacional; introdução de novas ferramentas de controle; expansão dos negócios por meio da aquisição da LWB e da Insider; ingresso no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa, dentre outras iniciativas.

A Magnesita encerrou o ano de 2016 com um total de 7.434 colaboradores, obtendo uma receita líquida de R$3.393,1 milhões. A Companhia vendeu seus produtos para mais de 1000 clientes em cerca de 100 países.

 

 
 
 
TOPO