Favoritos

Magnesita

Estratégias e Vantagens Competitivas

Compartilhar Download E-mail Imprimir PDF Voltar Aumentar Fonte Diminuir Fonte

ESTRATÉGIA DA COMPANHIA

Em 2012 a Magnesita realizou um trabalho de revisão estratégica com o objetivo de definir seu plano para os próximos 5 anos. Este trabalho resultou numa nova visão estratégica para a Magnesita: "Ser a melhor fornecedora de soluções em refratários e minerais industriais, alavancando e desenvolvendo nossos recursos minerais".

Como base de sustentação para alcançar nossa nova visão, definimos quatro pilares que devem permear nossas decisões estratégicas para os próximos anos.

Garantir a liderança em nossos mercados chaves - Por meio da base de ativos minerais e industriais, do relacionamento diferenciado e de longo prazo com nossos clientes, e da qualidade de nossos produtos e serviços, a Magnesita tem mantido liderança em mercados de aço e cimento na América do Sul e de aço inox na América do Norte e Europa. A Companhia busca continuamente sustentar esta posição, oferecendo a melhor combinação de qualidade, inovação e valor para nossos clientes.

Crescer agressivamente, mas seletivamente - De forma focada e seletiva, a Companhia irá direcionar sua expansão a mercados específicos onde há dinâmicas de mercado interessantes e onde a Magnesita possa ser um player expressivo e com vantagens competitivas sustentáveis e não replicáveis no longo prazo.

Expandir o nosso portfólio de recursos minerais - A reserva global de ativos minerários da Companhia é algo não replicável, por isso a Magnesita irá buscar não só níveis crescentes de verticalização e competitividade no mercado de soluções refratárias, mas também expandir no mercado de minerais industriais onde a Companhia tem uma interessante oportunidade de crescimento e vantagem competitiva sustentável.

Manter uma base global de custos competitivos - Manter a estratégia e posição de produtor com menor custo. Para tal, a Magnesita focará, todos os dias, no forte controle de despesas e custos em toda a cadeia de suprimentos, desde a produção de matérias-primas até o transporte, as fábricas, as operações de vendas e unidades administrativas.

VANTAGENS COMPETITIVAS

A Magnesita é um player global com um modelo de negócios único na indústria de refratários. Sua atuação desde a mineração, onde produz cerca de 80% de suas necessidades de matérias-primas, até a assistência técnica especializada dos refratários junto aos clientes, permite à Magnesita ter maior controle do seu processo, garantindo maior qualidade de produtos e serviços. Esse modelo de negócios também permite que a Companhia tenha um nível de rentabilidade superior à média da indústria.

Nossas principais vantagens competitivas:

  • Produção em 4 continentes, suprindo globalmente mais de 1.000 clientes
  • 27 instalações industriais com uma capacidade nominal de 1.4 milhão de toneladas/ano de refratários
  • Mais de 100 anos de expertise em refratários e minerais industriais
  • 3º maior player mundial na indústria de refratários, presente nos principais mercados de aço
  • Líder nas indústrias de aço e cimento no Brasil e na América do Sul
  • Líder na indústria de aço inox na América do Norte e Europa
  • Longo relacionamento com uma base de clientes blue-chip.
  • Maior verticalização da indústria (aproximadamente 80%)
  • Melhor, maior e de menor custo mina de magnesita fora da China
  • Tecnologia de ponta, investimento contínuo em Pesquisa e Desenvolvimento em seus 3 centros em Contagem (Brasil), Hagen (Alemanha) e York (Estados Unidos)
  • Pioneirismo do desenvolvimento do contrato de performace (Cost Per Performace – CPP), atuando como parceiro dos clientes na busca de ganhos de produtividade
  • Assistência técnica especializada junto aos clientes
  • Management sênior com longa experiência
  • Sólida base financeira
TOPO